Windows tools
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

3 participantes

Ir para baixo

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Empty [novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

Mensagem  DFC Qua Abr 30, 2008 6:02 pm

O afamado Ubuntu da Canonical saiu numa nova versão, como é costume seis meses depois (mais ou menos) da versão anterior, será que as novidades são muitas, será que é de facto o melhor Ubuntu de sempre, as novidades também se dão no campo visual?

[img]http://www.pplware.com/wp-content/images2008/hardy_heron/logo_hardy_heron.jpg[/img]

Algo curioso é que os últimos cognomes (nomes de código) do Ubuntu têm teimado em ser muito similares, desde Festy Fawn ou Gusty Gibbon, até ao actual Hardy Heron, por isso não é por aí que temos algo de novo.

Instalação? Apesar de eu ter instalado o Ubuntu via instalador de texto, pois não aprecio muito as instalações com LiveCDs, pelo que sei, o instalador gráfico do Ubuntu continua o mesmo, por isso não há necessidade de o colocar aqui de novo visto ser igual ao do Linux Mint, podem assim ver o guia passo a passo aqui:

[img]http://www.pplware.com/wp-content/images2008/hardy_heron/imagem_hardy_heron01_small.jpg[/img]

Quando instalado ficam com uma área de trabalho igual a esta, onde podem ver o GNOME 2.22 a correr, contudo, pessoalmente acho que os paneis do GNOME têm coisa a mais, por isso, acabei por dar uns retoques, e ficou mais ou menos assim:

[img]http://www.pplware.com/wp-content/images2008/hardy_heron/imagem_hardy_heron02_small.jpg[/img]

Como podem ver, removi alguns applets, dos paneis, personalizei o relógio de maneira a que só apresente a hora e os minutos, e aumentei o número de áreas virtuais para 4. O tema de ícones é o Tangerine, que no fundo é uma modificação do tema Tango, o Tangerine já vem instalado, por fim o Wallpaper pode ser encontrado em aqui.

Entre as novidades que o Ubuntu Hardy traz, que se diga em abono da verdade são menos do que eu esperava, saliento alguns efeitos ao nível do Compiz-Fusion, e por falar nele, aviso desde já que se tiverem uma máquina inferior a: Processador 2 GHz, 512 MB RAM DDR, Gráfica PCI-E de 128 MB, é preferível desligar o Compiz-Fusion, não porque não funcione, mas porque vai acabar por arrastar o processamento de aplicações, é verdade, pode ser muito giro, mas não merece a pena estarmos a atrasar o sistema por causa disso.

Nota: Quando mudarem de resolução, especialmente para resoluções maiores que a de origem. pelo menos terminem a sessão, ou façam Ctrl+Alt+Backspace para reiniciar o sistema gráfico (X), isto aplica-se quer no Ubuntu quer em outras distribuições.

[img]http://www.pplware.com/wp-content/images2008/hardy_heron/imagem_hardy_heron03_small.jpg[/img]

Esta coisa que está em cima chama-se SeaHorse, é um gestor de palavras passe, para mim não me pareceu muito útil, mas isso depende de cada um.

[img]http://www.pplware.com/wp-content/images2008/hardy_heron/imagem_hardy_heron04_small.jpg[/img]

Talvez a principal novidade do Ubuntu, seja o Firefox 3 Beta 5, onde já podemos ver o potencial do próximo Firefox, infelizmente, uma Beta é ainda uma Beta, e continua com alguns Bugs, não se admirem se ele pura e simplesmente fechar quando estiverem a ver uma página que usa Flash, é normal.

Usem o Firefox moderadamente e não puxem por ele, se ele começa a “flipar”, o melhor que têm a fazer é esperar um pouco, ver se ele se “acalma”, caso contrário, façam Ctrl+Alt+Esc e cliquem na janela.

[img]http://www.pplware.com/wp-content/images2008/hardy_heron/imagem_hardy_heron05_small.jpg[/img]

Voltando à Internet, temos o Transmission, um gestor de downloads, de BitTorrents, algo que a mim não me diz muito pois não uso, esse método de “Download”, bem mas parece ser um bom programa no seu campo de acção.

Veredicto: O Ubuntu 8.04 Hardy Heron é o próximo LTS da Canonical para utilizadores domésticos, ou seja, terá um suporte para actualizações durante 3 anos, o facto de ser um LTS, explica o facto de terem sido feitas 6 versões Alpha e 6 versões Beta.

Contudo, não traz muita novidade, pessoalmente esperava mais, muito mais, de facto, o Boot é mais rápido, mas a estabilidade do sistema ainda não é das melhores, mas também não é das piores, ficando no Mundo dos Linuxes mais ou menos ao meio.

Essencialmente a Canonical limitou-se a empacotar novas versões, e pouco mais, acho que se deixou dormir, tiveram uma excepcional oportunidade de acrescentar mais algum software, com essas 6 Alphas e Betas, mas não o fizeram, a aposta no Firefox 3, é uma aposta no futuro e isso merece palmas, mas ainda não está totalmente apto para o serviço diário. Esta versão desiludiu-me, só lhe dou 3 estrelas, pois não mudou muito em relação a anterior.

Download:LiveCD - 32 bits [699.11MB] [url=ftp://glua.ua.pt/ubuntu/hardy/ubuntu-8.04-desktop-i386.iso]ftp://glua.ua.pt/ubuntu/hardy/ubuntu-8.04-desktop-i386.iso[/url]
Instalador em Texto - [url=ftp://glua.ua.pt/ubuntu/hardy/ubuntu-8.04-alternate-i386.iso]ftp://glua.ua.pt/ubuntu/hardy/ubuntu-8.04-alternate-i386.iso[/url]

Fonte: peopleware

DFC
Redactores

Número de Mensagens : 104
Warning :
[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Left_bar_bleue100 / 100100 / 100[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Empty Re: [novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

Mensagem  eXtreme_war Qua Abr 30, 2008 6:06 pm

Isto ate parece fixe!!!

Tenho um cd de instalaçao mas nunca instalei :S

um dia destes vou testar :S
eXtreme_war
eXtreme_war
Admin

Número de Mensagens : 371
Idade : 30
Localização : Lousada,Porto
Warning :
[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Left_bar_bleue100 / 100100 / 100[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Empty Re: [novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

Mensagem  DFC Qua Abr 30, 2008 6:12 pm

tem cuidado ao instalar para nao desinstalares o windows se e esse que o tens, eu tenho a caixa magica e o ubuntu mas nunca instalei mas aparece um aviso antes de instalar para ter cuidado para nao desinstalar o seu sistema operativo

DFC
Redactores

Número de Mensagens : 104
Warning :
[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Left_bar_bleue100 / 100100 / 100[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Empty Re: [novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

Mensagem  eXtreme_war Qua Abr 30, 2008 6:15 pm

Pois por isso é que eu nunca instalei :S nao kero perder o XP xD ...

mas tambem se perdesse instalava-o logo , tenho aki 1 cd de instalaçao :S
eXtreme_war
eXtreme_war
Admin

Número de Mensagens : 371
Idade : 30
Localização : Lousada,Porto
Warning :
[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Left_bar_bleue100 / 100100 / 100[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Empty Re: [novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

Mensagem  Cajó Qua Abr 30, 2008 8:37 pm

Mas olha eu se fosse a ti até instalava, pois isso até fica com um visual altamente...

Cajó
Admin

Número de Mensagens : 1354
Idade : 29
Localização : Guarda
Warning :
[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Left_bar_bleue100 / 100100 / 100[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review Empty Re: [novidade] Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron Review

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos